quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Acho que vou votar nulo (mas ainda dá tempo de você tentar me convencer!)

Alguns devem ter acompanhado minha saga por informações, e argumentos, e opniões sobre os candidatos à presidência. Recebi várias mensagens interessantes por facebook, emails com textos ponderados outros nem tanto, e por algum tempo tenho perguntado a todo mundo que conheço "em quem você vai votar?"
Antes pensava:  "tenho tão pouca informação para fazer uma escolha tão séria que é melhor relegá-la a quem acho que tem mais experiência, conhecimento que eu - pais, amigos sabidos, pessoas de notório saber jurídico, digo, político rs". (Dá um pouco de vergonha de contar, mas juro que pensava isso!)
Mas nessas eleições as coisas estão diferentes. Me bateu um salutar surto de responsabilidade. Fiquei pensando que tive oportunidade de estudo demais, acesso quase infinito a informação, estudei numa escola que "ensina a pensar" - juro que acredito ter alguma verdade nesse slogan da Fundação! - e não posso assumir a postura confortável e irresponsável de me desencumbir do meu direito/dever de voto consciente.
O resultado disso tudo tem sido bem magro. Até agora não fiquei convencida de nada. Fico mesmo com a sensação de estar decidindo entre seis e meia dúzia.
Hoje li um artigo, do José Eli da Veiga, publicado na F.S.P. desta segunda (25.10.10) - http://sergyovitro.blogspot.com/2010/10/nem-seis-nem-meia-duzia-jose-eli-da.html?spref=tw -, e fiquei com a sensação confortável de não ser a única com vontade de votar nulo, ou, melhor dizendo,  de ser mais uma querendo votar nulo por credo mesmo, não por inércia, nem por preguiça.
Para quem não sabe a diferença entre votar nulo e votar em branco, sugiro uma explicação bem didática: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2004/09/290821.shtml
No mais, só fico pensando 2 coisas:
1. Com relação à educação, do que eu vi, e ouvi, foi tenebrosa a gestão do Serra em São Paulo. Além disso, é de se espantar que tantos professores universitários apoiem a Dilma, e, quase não se ouça falar do Serra quando o assunto é educação. A educação PÚBLICA precisa melhorar demais... E digo isso não por estar olhando para o meu umbigo (estudo na UFMG, e a vejo indo para o buraco), mas por acreditar mesmo na importância da educação para um país que queria promover dignidade humana, felicidade dos indivíduos, e desenvolvimento (e não apenas crescimento).
2. Com relação às propostas estatizantes... eu sei que para muitos soa politicamente incorreto, para vários tem traços demoníacos, mas eu NÃO gosto do Estado atuando diretamente na economia por meio de empresas públicas. Simplesmente porque para mim, o modelo concurso público,  gestores de mega empresas sem formação técnica (com apenas uma longa trajetória política), estabilidade eterna, virtual impossibilidade de demissão, promoção por tempo de casa e QI (quem indica) - e não por mérito,  é INCOMPATÍVEL com qualquer lógica de mercado! (E nem me venham com dados de empresas públicas bem sucedidas, se tivessem sido privatizadas seriam ainda mais bem sucedidas! pronto falei, estava engasgado). Para que servem então as golden shares então? (Ouvi falar delas nas aulas de direito societário e parece que seu uso não saiu dos livros... ou de alguns poucos artigos esclarecidos dos jornais)
Tudo isso para, parodoxalmente, dizer: ainda faltam alguns dias, mas ainda dá tempo de você me convencer!

2 comentários:

  1. Sobre os seus pontos aqui, Nandita, o que eu acho:

    1. Não acho de se espantar que os professores universitários apoiem a Dilma. Eu estudei na UFMG na época do FHC, faltava dinheiro pra pagar contas básicas, tipo de água. Eu tinha colocado no facebook o boletim da UFMG escrito pelos reitores falando isso, agora não encontro o texto. Encontrei um parecido agora, um manifesto a favor da Dilma, em que os professores explicam a evolução que o governo Lula significou em relação ao FHC pra educação. Acho que vale a pena ler: http://www.portal.fae.ufmg.br/pensareducacao/portal/

    2. A gente poderia até discutir a privatização, concordo que o governo não tem que dar conta de tudo, mas entregar patrimônios nacionais de mão beijada como o FHC fez é inaceitável. A Vale do Rio Doce, por exemplo, foi entregue por um valor muito abaixo do mercado, que equivale a menos que ela obtinha por ano na época. Tem um texto também sobre isso:

    http://dilmanarede.com.br/ondavermelha/blogs-amigos/um-resumo-das-privatizacoes-de-fhc-e-serra

    E em geral, eu já te disse, acho que essa escolha é uma questão de prioridade. Pessoalmente eu sempre sonhei com a inclusão socio-econômica e a redução da miséria, e ver isso finalmente acontecendo é muito bonito, principalmente se ao mesmo tempo cresce a economia, a credibilidade do país no exterior, nos fazemos mais fortes e nos valorizamos. Eu não tenho tanta segurança na Dilma, mas estou com ela por ser a candidata do Lula, e porque eu realmente acredito que o Serra representaria um retrocesso no que é importante pra mim.

    ResponderExcluir
  2. eu nao voto nem justifico, pago uma multa de 5 reais, meu voto vale cinco conto...

    ResponderExcluir