terça-feira, 19 de outubro de 2010

A "minha ética" e um novo ídolo - Luiz Felipe Pondé

Já há algum tempo fico esperando o dia da semana (acho que é às segundas) que o Luiz Felipe Pondé escreve na parte de trás da Ilustrada, caderno da F.S.P. 

Melhor que eu para apresentá-lo, é um jornalista da Folha, que escreveu um pouco sobre o autor quando  ele passou a assinar uma coluna semanal (sim, às segundas) nesse jornal, vejam lá de quem  é Pondé http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u437450.shtml 

Fui reparando com o passar do tempo que tudo que ele escreve é extremamente interessante, embora às vezes me falte bagagem cultural pra entender todas as referências que faz.

O texto que mais me marcou foi devidamente recortado e lido para diversas (só duas, na verdade) pessoas próximas, na ânsia não só de compartilhar as idéias tão profundas sobre a vida que o texto trazia, mas também de debatê-lo, e, pretenciosamente, tirar algumas conclusões que pautem a "minha ética". 

Intitulado "Ética", esse artigo foi publicado na F.S.P. em 20 de setembro de 2010, e o conteúdo dele está nesse site que reúne diversos textos do autor: http://luizfelipeponde.wordpress.com/2010/09/20/etica/ 

Esse texto me lembrou das minhas primeiras aulas de direito... aliás, acho que eu já tinha ouvido falar disso nas aulas do Carlo, ex-professor da Fundação Torino. Enfim, já tinha algum tempo que eu tinha tido notícia do  tema com roupagens filosóficas, era  o tal do "imperativo categórico" do Kant, a idéia de que o ser humano deve ser fim em si mesmo. 

Acho que ainda é essa a coisa mais bonita que aprendi na faculdade de direito. Aliás, como diz meu pai, tem algumas coisas que a gente não precisa ir à faculdade para aprender, aprende "dentro de casa". Talvez essa tenha sido uma delas, mas confesso que foi emocionante "dar nome aos bois".

Outro texto sensacional chama-se "A medicina de Tchekhov". Nesse, fazendo um passeio instigante na obra do autor russo, Pondé afirma que "os afetos, não as idéias nos humanizam". Vale a pena ser lido! (http://luizfelipeponde.wordpress.com/coluna-ilustrada-folha-de-sao-paulo/janeiro-2010/ - como tem vários textos nessa página, sugiro um ctrl + F com o título do artigo pra achar mais rápido, ou então, deixe-se perder nesse mundo de sabedoria do meu novo ídolo!)

Ps: Esse tal de blog tá me mantendo acordada até mto tarde!  Parece que tendo a oportunidade de falar (ainda que para a tela de um computador rs) minha cabeça pensa mais. 

Ps2 (IMPORTANTE!): É uma pena que o blog não seja um diálogo. Ok, ia ficar uma zona... mas não ia deixar perder o prazer da troca. Meaning: se você leu, e gostou, e tem algo a dizer (ainda que um "concordo demais", ou "viaaagem errada), não hesite! Eu sei que é muito difícil postar comentários aqui (rs, eu sou meio analfabeta digital e não consegui responder os comentário que fizeram!), mas vale tudo, msg no facebook, email, telefone, sinal de fumaça... o importante é conversar! (como eu adoro conversar!)

3 comentários:

  1. Bem, eu comecei a ler o seu blog hoje (estou atrasada! mas já estou me recuperando!) e posso te dizer que estou adorando! E devo confessar que me dá um pouco de vergonha escrever meu comentário aqui pq vc escreve muito bem e meu comentário vai parecer de alguém em fase de alfabetização (por exemplo eu usei "pq" por nunca saber direito se o "pq" é junto ou separado, com ou sem circunflexo).

    ResponderExcluir
  2. mt bom o link... o cara é sincero e bota os fatos como ele enxerga sem nenhum tipo de pudor. Nossa sociedade está repleta de barreiras que instigam as pequenas mentiras e o comodismo como um estilo de vida aceitável(para nao dizer necessário) para a grande maioria da populaçao.

    ResponderExcluir
  3. eu tbm sou fã dele Bê, e é exatamente isso, ele coloca sem pudor coisas que são difíceis de serem ouvidas, mas que quando o são, quando são ouvidas e refletidas, podem trazer resultados maravilhosos pra vida das pessoas, né não?

    ResponderExcluir