terça-feira, 19 de outubro de 2010

George Foremen e Eleições

Pérola que ouvi hoje no salão de uma mulher de meia idade que escovava e laqueava seus poucos e curtos fios esbranquiçados: 
 "- O canal que eu mais gosto de assisitir é polishop! Eu me divirto! Mas como que a gente precisa de tudo que eles passam lá né?!" 
Fiquei me perguntando... como alguém pode viver, com um percentual saudável de colesterol, sem uma george foremen?? Ou ter uma barriga malhada sem um daqueles aparelhos que dão um choquinho e contraem o músculo? Aliás, sempre me perguntei se aquilo funciona!
E eu que achava que ver novela da Globo que era o fim da picada! (depois ainda hei de postar sobre essa minha revolta).


Tenho conversado com várias pessoas sobre as eleições, em busca de um voto consciente, mas se tem um argumento que pra mim não cola mesmo, e não faz meu voto tender para nenhum lado é a corrupção. 
Não que eu não fique triste com isso, ou ache que isso não tenha que ser combatido, ou deixe de tentar combater a "pequena corrupção" que está arraigada no quotidiano da realidade de qualquer brasileiro (aquele espírito feio do brasileiro de querer levar uma vantagenzinha em tudo, desde furar a fila até não conseguir entender o conceito de patrimônio público, interesse público.... Enfim, não  é que concorde com a corrupção [acho que se o "trabalho" dos lobbistas fosse escancararado, legalizado, como é nos EUA (um amigo -Fábio-  me disse que é, acreditei) ia dar uma aplacada nessa prática] mas é só que sou da opnião de que os escândalos de corrupção não deviam balizar nosso voto (tenho certeza que tá cheio de Erenice Guerra no legado paulista do Serra).
Como disse um outro amigo meu, Gugu, hoje de manhã, "o que é constante a gente não pode levar em consideração".
Lamento petistas vermelhos e tucanada, pra mim, os dois candidatos são e serão corruptos (confesso que minha simpatia pela Marina anda tão forte que eu até quero acreditar que ela é um pouco menos corrupta, rs). 
Minha falta de inocência (falou a espertona né?) ou o meu pragmatismo (custei pra entender essa palavra), ou, ainda, diriam alguns militantes apaixonados, minha falta de conhecimento da "verdade dos fatos", não me deixam pensar diferente.  
A corrupção pra mim é só uma questão de quem vai escondê-la melhor (seja com esquemas mais bem bolados de lesar o povo, seja tendo mais força pra calar a imprensa). 
E, sendo assim, é irrelevante pro meu voto. 

Ps: preciso aprender urgente a usar parágrafos nesse editor de texto, que agunia, nunca pensei que sentiria tanta falta deles!

4 comentários:

  1. Concordo demais. Acho também que o financiamento exclusivo por verba pública das campanhas e uma viscalização mais rigorosa nisso reduziria também os casos de corrupção.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com vc, Nandoca! A corrupção está, e sempre estará (chamem-me de pessimista, mas, para mim, pensar de outro modo seria meramente utópico) arraigada no povo brasileiro e, consequentemente, em nossos políticos. Na realidade, creio eu que seja ainda mais exacerbada na política, devido ao intenso jogo de poder, do perde e ganha, dos "meios necessário pra se chegar ao fim", que ela envolve. Mas, para mim, existem dois tipos de corrupção:
    a)aquela em que se corrompe para que se possa barganhar com a outra parte e conseguir implementar com eficácia seus planos de governo;
    b) e aquela corrupção pela simples razão de lucrar pessoalmente com o dinheiro público. Esta, acredito que como a maioria, considero intolerável e deve ser veementemente combatida. A primeira, embora me entristeça como cidadã, e como ser humano, é, para mim, impossível de não existir na estruta política-cultural existente em nosso país, e, portanto, não a tenho como fator diferenciador de um ou outro governo. Considero, sim, os avanços e conquistas gerais obtidas nos governos PSDB e PT e, sinceramente, não consigo conceber a ideia, e não me seria racional, votar no retorno do primeiro diante de fatos tão notórios que demonstram um superior governo petista. Logo, é Dilma 13!!!!!

    ps: como vc pediu, vou reunir uns e-mails com argumentos bem interessantes (pq acho que já escrevi demais aqui, hahaha) para que vc possa se decidir, sem nada dessas baboseiras ignorantes que inundou a mídia e até o e-mail da sala!

    ResponderExcluir
  3. - pausa na reflexão séria - kkkkkkkkkkkkkkkkk o que eu mais curti foi o ananda com N!

    Concordo contigo Nandoca! Acho profundamente triste a profundidade das raizes da corrupção, até mesmo na nossa aceitação e resignação. De onde vem essa porcaria? Talvez um pouco mais de Sergio Buarque de Holanda ajude a entender... Contudo, sigo achando que ambos são corruptos ou estão envolvidos com a corrupção até a tampa (o que os torna igualmente tão corruptos). Por fim, concordo com o comentário do Mario...

    ResponderExcluir
  4. Nanda,

    exatamente o que eu penso.
    O único ponto em que não concordamos é que você ainda acredita que Marina, ou outro candidato qualquer possui "algo de bom", algo de realmente "puro".Sou bem mais pessimista.Para mim, como já resumiram anteriormente "Fazer política é meter a mão na merd*"

    Mais uma vez parabéns pelo blog!!

    beijos

    ResponderExcluir